Análise: The House of the
Dead
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The House of the Dead é um rail
shooter-(jogo FPS onde o jogador anda pelo cenário com caminhos
pré-selecionados) desenvolvido no ano de 1996 pela SEGA e distribuído
inicialmente para “arcades”,posteriormente portado para os consoles: Sega saturn,dreamcast
e PC.Uma das principais inovações que o jogo trouxe foi a arma de reload
manual(caso você apontasse a arma para fora do visor da máquina a pistola
recarregaria automaticamente,fato esse que revolucionou a era dos 32 bits),que
proporcionou ao jogador um sentimento maior de realismo e imersão na história.Outro
ponto que deve ser abordado,são os diversos finais que o jogo possui dependendo
do número de créditos que são utilizados durante o gameplay,porém não são todos
os jogadores que vão conseguir o final “Good”, isso porque o game possui uma
dificuldade insana que é motivo de orgulho para os desenvolvedores.
O jogo
sofreu enormes críticas nos EUA devido a sua enorme violência (para a época)
que lhe proporcionou fama e chamou a
atenção dos curiosos.Após esse período conturbado,o jogo foi considerado um dos
top 50 melhores arcades já feitos.Vamos ao enredo: The house of the dead I (1996)- O jogo se passa
no ano de 1999,um cientista chamado Dr. Curien realizava experiências com um novo genoma na tentativa de criar uma cura
para a doença terminal de seu filho.Após a suposta morte de seu filho,Dr.Curien
se vê tão envolvido em seu projeto que decide continuar suas pesquisas para
mudar o futuro,desenvolvendo o projeto “Magician” e o projeto “Wheels of Fate”.Um
acidente ocorre em sua mansão,fazendo com que um novo tipo de organismo
alterasse o genoma dos hospedeiros criando verdadeiros mortos-vivos.Pouco tempo
depois,uma série de ocorrências que descreviam ataques de monstros,fez com que
a AMS- (policia secreta de segurança civil) abrisse uma investigação do
caso,que pôs dois dos seus melhores agentes: Thomas Rogan e o agente “G” como
encarregados de solucioná-lo.Rogan recebe uma ligação de sua namorada
Sophie,que está Aparentemente desesperada e se encontra na mansão Curien,Rogan
e G partem imediatamente a procura de seu paradeiro,acreditando também que
iriam encontrar respostas para aquilo
que estava acontecendo.(SPOILER)- Dependendo do final do jogo, você derrotará o
projeto Magician e encontrará Sophie intacta ou transformada em zumbi.
The House of the Dead II
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Lançado no ano de 1998 pela SEGA e
distribuído inicialmente (novamente) para os arcades e depois portado para: Dreamcast,
PC, Xbox e mais tarde para Wii.O jogo se manteve ao mesmo estilo do seu antecessor,
com melhorias gráficas e uma maior quantidade de cenários e inimigos, a
dificuldade insana do jogo também foi mantida, bem como os seus diversos finais.
Um ponto inovador foi à capacidade de serem escolhidos caminhos diferentes durante
o gameplay (esse fator não desclassifica o jogo como Rail shooter porque
independente do caminho que se escolha, ambos se encontram em um determinado
ponto do cenário, é mais uma questão de preferência). Quanto ao enredo: The House of the Dead II (1998)- Um ano após os acontecimentos da mansão Curien, o
dr. Caleb Goldman(trabalhava na (EFI)-centro de pesquisas científicas) retoma
os experimentos de Curien e os aprimora,criando monstros diferentes e mais
fortes.Decidido a pô-los em teste,Goldman os libera em Veneza(onde o jogo se
passa),imediatamente a AMS- envia Amy Crystal e Harry Harris(agentes) para
evacuar a população,após perderem o contato com a AMS,são enviados novos
agentes para resolver o caso, são eles: James Taylor e Gary Sterwart.(SPOILER)-Após
algum tempo,descobri-se que Goldman pretende com seus projetos a conclusão do
seu protótipo rotulado como: “O imperador”,porém esse monstro quando
concluído,não era tão forte quanto o esperado,fazendo-o ser derrotado por James
Taylor e Gary Sterwart,para não ser preso,Goldman se suicida,pondo um fim
aparente na história.
The House of the Dead III
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Produzido no ano de 2002 pela SEGA primeiramente
para Arcade,e posteriormente para os consoles:
Dreamcast(com gráficos bem inferiores o console teve dificuldade na
renderização dos cenários),PC, Xbox e Wii.O jogo continuou mantendo os elevados
padrões estabelecidos pelo HotD II,com melhorias gráficas gritantes(devido a
saída dos 32 bits) e uma infinidade de inimigos na tela
(nos jogos anteriores
não se tinha muitos inimigos ao mesmo tempo,isso ocorria devido a potencia
limitada do processador das plataformas)outra mudança,foi a retirada da energia
e a colocada de tempo para se concluir o cenário,o tornando mais parecido com
um Time Trial.Quanto ao enredo: The House of the Dead III- O jogo é ambientado
no ano de 2019 pós apocalíptico(o mundo que conhecemos não é mais o mesmo... a
SEGA ralou muito na ambientação,quem jogou deve ter percebido),de alguma
forma,o Dr.Curien ressuscitou dos mortos com o nome de “Wheel of Fate"(seu
antigo projeto),seu objetivo agora era se vingar daqueles que eram contra o seu
projeto,como notícia ruim se espalha rápido,não demorou muito até Thomas
Rogan(protagonista do segundo game) e Dan Taylor(ambos ex-agentes da AMS) irem
investigar os incidentes suspeitos que ocorriam na sede da EFI(centro de
pesquisas científicas),duas semanas se passam e se perde o contato com G e sua
filha Lisa Rogan(19 anos),estes vão a procura dos desaparecidos na sede da
EFI.Vale a pena lembrar que um artifício
bastante utilizado no jogo é o uso de “flashbacks”que ajudam no entendimento
dos acontecimentos transcorridos.No decorrer do gameplay,descobre-se que o filho do
Dr.Curien,o então doutor:Daniel Curien(que possuía uma doença terminal)não
morreu como se pensava em HotD I, e está disposto a ajudar a derrotar o seu
pai.(SPOILER)- dependendo do final do jogo Daniel vira um zumbi e mata Lisa,ou,todos saem da EFI inteiros,incertos quanto ao futuro que lhes espera
(estes foram os finais que eu consegui...)
The House of the
Dead:Overkill
Desenvolvido pela SEGA, mas distribuído
pela Headstrong Games no ano de 2009 exclusivamente para wii,o HotD overkill se
tornou um ícone dos jogos on-rails,com mudanças gráficas regulares(ultrapassadas
pra nova geração),com o abandono da dificuldade profana e com um multiplayer
bastante divertido,“o título se torna quase que obrigatório para quem tem o
nintendo Wii” segundo a IGN.Uma das mudanças mais marcantes em relação ao seu
antecessor é o bullet time(onde o tempo congela e se faz possível matar uma
maior quantidade de inimigos...muito embora esse seja um dos pontos mais
criticados do jogo devido ao seu baixo Frame rate).Um ponto que deve ser
abordado é a enorme quantidade de palavrões que o jogo apresenta,todos os
palavreados sujos o fez entrar no livro dos recordes como jogo que apresenta
uma maior quantidade de palavrões ever.Embora o jogo tenha fama de ser muito
violento,este teve de reduzir as violências explícitas devido a exigências da
Nintendo(muito embora exista uma versão para ps move(ps3) onde a violência é
gratúita e explícita).Quanto ao enredo: The House of the Dead Overkill (2009):
Este house of the dead é o que possui o pior enredo de todos,ambientado no ano
de 1991(antes dos incidentes da mansão Curien), o agente mais promissor da
AMS,o agente “G”,é encarregado em sua primeira missão de investigar juntamente
com o detetive Isaac Washington(que foi o motivo do jogo ter entrado pro Guinness)
casos de desaparecimento que estavam acontecendo em uma cidade de interior
chamada de Bayou no estado de Louisiana(EUA).Após descobrirem que estas pessoas
não estavam sendo simplesmente raptadas mas sim virando ratos de
laboratório,ambos buscam o responsável pelo acontecimento que transformava
pessoas normais em canibais sedentos por sangue.O responsável era ninguém menos
que o super criminoso entitulado: Papa Caesar.Com a ajuda dos prisioneiros da cidade,Caesar conseguiu transformar os
habitantes em monstros,com o auxílio do Vírus X,cabe a você o papel de intervir
nos planos do Caesar e acabar com o holocáustro zumbi decorrente do vírus.
The House of the Dead
(filme-2003)
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Lançado no ano de 2003 esse filme (se é
que pode ser considerado um...) ganhou diversos prêmios, neles incluso o de
pior filme já feito, as críticas não perdoaram a produção do nosso
querido diretor Owe Boll que ganhou o troféu abacaxi de filmes do gênero terror. Embora
seja fã de jogos e talz... É unânime que todas as suas obras sejam um
verdadeiro fracasso cinematográfico.(Não assistam!)
Grato: Lock.
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