Análise - Saga Quake



Desenvolvido pela aclamada id software (a mesma produtora e desenvolvedora de Doom e Wolfenstein) no ano de 1996, Quake foi sem dúvida uma das maiores revoluções dos jogos fps(First person shooter) da história.Seus gráficos poligonais 3D em uma ambientação sy-fi(futurística) e sua nova engine (Quake engine id tech)desenvolvido por Jonh Carmack, conseguiram um destaque fundamental para seu sucesso,deve-se compreender que na época em que foi criado,seus antecessores apresentavam apenas sprites 2D pré-renderizados, onde a noção 

de profundidade  e distância eram ausentes.Seu modo single payer contava com 28 fases  com 4 capítulos no total o jogo ainda possuía  duas expansões(Quake Mission Pack 1: Scourge of Armagon:que adicionava 15 novas fases e novos e inimigos)e o (Quake Mission Pack 2: Dissolution of Eternity:que adicionavam 16 novas fases e novos iniigos) ,um ponto inovador no jogo foi o multiplayer (LAN),mas que devido as limitações do PC na época foi deixado um tanto de lado.No enredo de seu primeiro jogo,(Quake I)  cientistas terrestres estavam desenvolvendo tecnologias de teletransportes (chamada slipgate) para transportar pessoas e cargas à qualquer lugar (muito semelhante a história de doom),porém Quake(Líder dos stroggs-Raça alienígena-)também 

utilizava desse artifício para enviar suas tropas a planetas para destruí-los,sabendo que os humanos dominaram essa tecnologia,os stroggs planejam uma invasão  a um centro de instalação terrestre,a invasão se concretizou aniquilando tudo que se mexia na base de pesquisas,um portal havia sido deixado,caso os stroggs decidissem voltar e é quando você  Ranger  ou Bitterman (um mero soldado) ,é enviado em uma missão para entrar nesse portal e acabar com Quake e seu exército.(Quake II)Lançado no dia 9 de dezmbro de 1997, Quake II não apresentou  muitas novidades como o primeiro da série,as melhorias gráficas foram discretas mas sua engine sofreu alguns upgrades e evoluiu para (Quake II engine id tech-2).Ambientado pouco Tempo depois do sucesso de Ranger em derrotar Quake,os stroggs tentam algo mais direto e declaram guerra a Terra,uma nova operação se inicia:”Overlord Operation”,onde soldados seriam enviados ao planeta Hostil para acabar com essas ameaças,mas como é de costume,a operação fracassa os stroggs aprisionam os soldados enviados  e os transformam em cyborgs  aliados,cabe a você novamente o papel de incorporar o soldado Ranger e acabar com os stroggs sozinho.(Quake III Arena) Lançado no dia 2 de dezembro de 1999,Quake III se diferencia dos seus antecessores pelo foco principal,antes

voltado para single-player e agora mais voltado ao multi-player,sua nova engine(Quake III engine id tech-3) permitia módulos capazes de lidar com inteligência artificial (Fundamental para os bots), física, renderização, iluminação, efeitos especiais, terrenos, texturas, animação,som e rede.Quake III não apresentava enredo algum,eram somente team deathmatchs frenéticas com diversos personagens de Doom e Quake.(Quake IV)Lançado em 26 de maio de 2006 agora nas mão da Eletronics Arts(EA), Quake ressurge após 7 anos de improdutividade com sua nova engine(Doom 3 engine id tech 4) com gráficos semelhantes aos do doom,contava com um bom arsenal de armas e boa variedade de inimigos seu trailer,bastante impactante,conseguiu criar uma grande expectativa em cima do jogo que prometia bastante.Quake IV se passa horas depois de Ranger acabar com
Makros líder dos Stroggs.Em algum lugar do planeta stroggo(nome do planeta dos stroggs) os humanos lutam incessantemente no que parece ser a batalha final contra esses alienígenas mas se vêem derrotados,e é quando nosso novo protagonista chamado Matthew Kane é raptado Pelos stroggs para ser transformado em um cyborg,quando a instalação de um chip em seu cérebro estava quase se completando ele é resgatado por membros da equipe de elite Rhino squad,agora ele carregaria o fardo de acabar com esse  planeta a todo o custo devido a sua missão e por vingança do que haviam lhe feito.Quake fez umas das contribuições mais importantes no mundo dos jogos, transformando tudo o que hoje conhecemos e gostamos nos jogos FPS,seremos eternamente gratos a id-software por isso.

Link de download


0 comentários:

Postar um comentário